Powered By Blogger

Translate

segunda-feira, 4 de março de 2013

FADO


Quem passeia de negro meu cansaço
sob árvores queimadas de um incêndio?
Decerto quem cantou ao meu ouvido
os versos cuja rima era o silêncio.

Quem agora me arrasta pelas cinzas
foi quem já me embalou na mão das águas
e, sobre a lua gasta, pôs o archote
que consumia em lágrimas as mágoas.

Minha fadiga veste-se de luto
e canta para si mesma em voz de choro,
e a terra esquece as culpas que lhe cabem,
e arranca dos punhais fulgências de ouro.

Dormem os troncos nus salvos do fogo.
As folhas raras olham a noite imensa.
( Pupilas da floresta vigilantes!...)
Passeia o meu cansaço quem não pensa;

passeia o meu cansaço um braço inerte,
e arrasta-o pelas cinzas, velho arado.
Porém toda a semente foi perdida,
secou a seara; e, agora, há um novo fado!...


Alexandre Pinheiro Torres, Novo Génesis

5 comentários:

  1. E a " perplexidade " tem que ser grande. E andamos nós nesta vida entre a luminusodade e a noite escura, "entretidos a amar o que não temos " Nem sempre amamos o que temos...desprezamos até aquilo que nos é ofertado pela vida, esquecendo-nos de que entre nós e a natureza há um elo forte que nos prende; tão presos estamos com o tal dito " nó cego " que se um se for o outro irá também. E o pior é que nos esquecemos de que quem sai sempre vencedora é a mãe natureza; sempre algo dela ficará quando a nossa caminhada chegar ao fim e de nós...nada restará. E hoje, amiga, a nossa sintonia foi total. Parabén pelos dois belos poemas. Um bom dia da mulher e um beijinho muito especial.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Por vezes o fado da vida torna-se dificil de carregar, principalmente se não compreendemos o porquê da luz do nosso caminho estar a esmorecer.
    Nostálgico e belo poema.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto, convido vos a visitar o meu blogue, um abraço a todos e estou a seguir vos...
    jpina9.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. Amiga passei para deixar um beijinho e desejar um bom domingo
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Nostálgico e belo o poema. Bjs.

    ResponderEliminar