Powered By Blogger

Translate

terça-feira, 26 de abril de 2016

Mário de Sá Carneiro

François Moreau - A esfinge vencedora

Estátua Falsa:                                                                                                   

    Paris,5 de Maio de 1913
               
      Só de oiro  falso os meus olhos se douram;
                     Sou esfinge sem mistério no poente.
                     A tristeza das coisas que não foram
                     Na minh' alma desceu veladamente.
Na minha dor quebram-se espadas de ânsia,
Gomos de luz em treva se misturam.
As sombras que eu dimano não perduram,
Como Ontem, para mim, Hoje é distância.
Já não estremeço em face do segredo;
Nada me aloira já, nada me aterra:
A vida corre sobre mim em guerra, 
E nem sequer um arrepio de medo!
Sou estrela ébria que perdeu os céus,
Sereia louca que deixou o mar;
Sou templo prestes a ruir sem deus,
Estátua falsa ainda erguida ao ar...

                                                                      Mário de Sá Carneiro                                                                                                                                  






" Perdi a morte e a vida,
E, louco, não enlouqueço...
A hora foge vivida
Eu sigo-a, mas permaneço..."

Paris, Maio, 1913
            «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
           ««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««


























































                      

Sem comentários:

Enviar um comentário