Powered By Blogger

Translate

domingo, 12 de maio de 2019

Espreitando o pensamento de Baruch Spinoza...


" O amor é aquilo que transforma a nossa vida temporal num êxtase eterno. É a suprema comoção que nos empresta significado real à existência. Em presença do amor desaparece o sofrimento da morte: «aquele que ama os seus semelhantes não é tocado do temor da morte». A morte é apenas um incidente, momento de transição, passagem da vida mortal para a imortalidade. Morre o corpo, mas a alma continua a viver. Porque a alma do homem é parte da alma de Deus. Cada vida humana é como o reflexo do Sol num tanque de água.








 A água seca. Já não se vê reflectida nela a luz do Sol, mas o Sol não se perdeu. Ainda resplandece entre as estrelas. Semelhantemente, morre o corpo individual, mas a alma universal continua a viver: - «A alma humana não é destruída com o corpo; dela permanece algo que é eterno.»

Baruch Spinoza
E que é esse algo eterno?
É a essência divina que vive no corpo, mas não pertence ao corpo.
É o pensamento visível do poema divino de Deus, impresso na página do tempo...assim como o pensamento visível de um poema homérico é impresso na página de um livro. Quando lançado fora, o livro, e a página destruída, não é o poema , mas o seu exemplar impresso, que perece. O pensamento de Homero está impresso em muitas páginas. Podem rasgar-se as páginas, mas não se rasga o pensamento.
Modificando a metáfora: somos, cada um de nós, um pedaço de vidro colorido do caleidoscópio da vida. Quando se parte o vidro, não se perde a cor: esta funde-se no alvo resplendor da imortalidade.
Cada ser humano, portanto, é uma parte relacionada a uma unidade divina. Quando morre um indivíduo, a sua alma é uma gota de água que torna ao oceano, simples nota que se funde no esplendor de uma sinfonia, pensamento sublime arrancado à sua contextura temporal e colocado no vigamento da eternidade.
Trazei constantemente no espírito, que a vossa existência e a existência do vosso vizinho, por insignificantes que possam parecer-vos, são fios necessários no entrançar da tapeçaria da vida universal: «O maior bem é o conhecimento da união do espírito com o conjunto da Natureza.» Se o Mundo não foi feito para vós, sede felizes pensando que fostes feitos para o Mundo.Sois uma página importante do livro da vida. Sem vós, o livro estaria incompleto."

*In   Vidas de Grandes Filósofos, de Thomas, Henry 
e Thomas, Dana Lee










***Imagens colhidas na net.

Sem comentários:

Enviar um comentário