Powered By Blogger

Translate

sábado, 25 de janeiro de 2014

Ser honesto...


Essencial é: ser sempre honesto consigo mesmo.
 E evitar proclamar diante de terceiros honestidade, pois esta não é privilégio, mas obrigação moral e social.

Ao começar por ser-se honesto consigo, forçosamente o seremos com outros.
 Honestidade só para fora é hipocrisia, falsidade, mentira. Em suma: desonestidade.
Verdadeiramente honesto é todo aquele para quem a honestidade é valor intrínseco de vida e não apenas aparência.
Por que há pessoas honestas que o são de verdade e só é de lamentar quem só o queira parecer,
a começar pelos políticos encartados ou pelos comerciantes extremamente bem sucedidos. Entre outros e apenas como exemplo.
Quanto mais se dilui a responsabilidade directa do indivíduo numa qualquer massa anónima de múltiplos interesses, mais este valor  - o da honestidade - se perde.
E o tecido social ressente-se da perda desse valor que vale mais que o ouro puro e é cada vez mais difícil de encontrar.

1 comentário:

  1. É uma das caracteristicas que mais aprecio nas pessoas é a honestidade, a que vem do coração, a sentida e verdadeira.
    Minha amiga hoje venho numa fugidinha especialmente para pedir desculpa da minha ausência, mas tem sido um inicio de ano muito dificil com vários problemas de saúde na familia, encontrando-se agora, a minha mãe internada no hospital.
    Os meus posts já foram feitos à algum tempo atrás, estão agendados e vão saindo, apenas tenho moderado comentários e por vezes nem isso consigo fazer diáriamente.
    AGRADEÇO do coração as mensagens deixadas no meu cantinho, logo que seja possível, irei começar a fazer as minhas visitas habituais aos blogs dos amigos.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar